Quem não ama chocotone? Pena que essas delicias costumam ter muitos ingredientes terríveis para nossa saúde como gordura hidrogenada e vários corantes e conservantes. Sendo assim, a melhor opção é fazer um chocotone caseiro.
Desde que deixei o glúten, eu estava sem opção para essa delícia. Mas minha irmã me presenteou algumas dessas delícias. Então fui pesquisar a receita com ela. E compartilho com vocês essa receita sem glúten e lowcarb de chocotone (quem gosta de frutas cristalizadas pode fazer um panetone também). Então, vamos a receita?
Chocotone sem glúten
Ingredientes:
- 50g de chocolate 70% cacau ou mais
- 1 xícara de farinha de avelã (ou triture as avelãs)
- ½ xícara de farinha de amêndoas
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1 colher de sopa de essência de baunilha natural
- 2 colheres de chá de psyllium
- 1 colher de sopa de mel ou adoçante
Preparo:
Em primeiro lugar pique o chocolate em pedaços e deixe separado. Para então bater os ovos com o mel (ou adoçante) e o fermento. Enquanto isso, dissolver o psyllium em duas colheres de sopa de água, deixar descansar até formar uma geleia. Em seguida misture aos ovos e ao restante dos ingredientes, inclusive ao chocolate em pedaços.
Coloque a massa em forminhas untadas com óleo de coco. Então, asse em fogo médio (200°c) até a massa ficar firme. Depois desinforme os chocotones. Por fim, despeje chocolate derretido sobre e decore com cerejas, confeitos ou morangos.
DICA: Caso você queira um panetone substitua os pedaços de chocolate por frutas cristalizadas. Vai ficar um panetone fofinho e delicioso. Faça uma geleia de amoras e chia então, despeje sobre os panetones, fazendo furinhos com o garfo para a calda penetrar no bolinho e o deixar suculento.
Esses chocotones podem ser embalados para vender ou presentear. Dura até 5 dias sem ficar duro ou precisar de geladeira.
Beijinhos, Shana Conzatti