tainha assada, tainha recheada, tainha cremosa recheada, tainha na brasa, peixe recheado na brasa,

Tainha assada na Brasa (recheada com requeijão e alcaparras)

Sabe fazer uma tainha assada crocante e recheada? As vezes, pra quem gosta de peixe, bate aquela vontade de comer um peixe assado, já que fica mais leve e saboroso. Principalmente nas cidades costeiras, é bastante comum preparar os peixes assados no fogareiro ou na brasa. Também é conhecida como tainha aberta ou espalmada.

Pois bem, divido com vocês essa receita de tainha assada deliciosa. Além de trazer algumas informações sobre a importância do consumo de peixe. Geralmente as pessoas sabem que o peixe é considerado um alimento saudável. Mas você sabe porque devemos incluir o peixe na dieta pelo menos duas vezes por semana?

Quais os benefícios do peixe para a saúde?

Consumir peixe ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares; também contribui para o controle dos níveis de colesterol. Pois possuem alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), principalmente os peixe de águas frias. Essa gorduras contribuem para o nosso desenvolvimento cerebral; e também regenera as células nervosas.  Ainda ajuda a formar os tecidos, prevenir doenças ósseas e combater a anemia devido a ser rico em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12.

 

Tainha assada na Brasa de maneira aberta:

(recheada com requeijão e alcaparras)

 

A tainha pode ser assada pura, só temperada com sal, ou com os mais variados recheios, como: vinagrete, cebolas, alho, molho de tomate, requeijão, camarão e o que mais sua imaginação quiser experimentar.

No entanto, as que mais gostamos lá em casa é a de requeijão com alcaparras. Façam e deliciem-se com estas receitas abaixo.

Ingredientes:

  • 2 tainhas de mais ou menos 1,6 kg a 2 kg (ou se não tiver na sua cidade tainha para vender, escolha outro peixe que possa ser assado na brasa), já limpas, com ou sem escamas, abertas na barriga, sem os órgãos internos e sem as espinhas. Aqui no Sul, as tainhas são geralmente abertas por trás (pelas costas), pois para quem sabe fazer, facilita a retirada de toda a espinha, ficando só o filé. Obs. DEIXE A PELE DO PEIXE! É ela que irá proteger a carne do peixe, do fogo, enquanto estiver assando.
  • 2 limões espremidos, para temperar o peixe. E mais um, se quiser colocar em rodelas ou pedaços, para a hora de servir.
  • 2 potes de requeijão de 180g.
  • Sal a gosto.
  • Tempero misto para peixe, a gosto.
  • Opcional: páprica picante, a gosto ou pimenta preta moída.
  • ½  xícara de alcaparras em conserva, sem o caldo.

Lembre-se que vai precisar de 2 grelhas especiais (ver foto) para assar peixe e de carvão para a churrasqueira.

Modo de Fazer:

Primeiramente tempere as tainhas dos dois lados, com o suco dos 2 limões, sal, tempero misto pra peixe, páprica picante ou pimenta preta moída.

Então coloque cada uma em uma grelha, aberta, com a parte da pele para baixo. Coloque numa tainha a metade o requeijão e na outra, a outra metade do requeijão e as alcaparras. Feche as grelhas.

Coloque na churrasqueira, as tainhas uma ao lado da outra, com a pele voltada para baixo, com carvão em brasas. Desse modo deixe assando por uns 45min, ou até que as tainhas estejam cozidas.

Obs. Asse o tempo todo, a tainha com a pele para baixo e a parte da carne com o recheio para cima. Ou seja, não vire para não cair o recheio! Da mesma forma tenha o cuidado para não aproximar demais do fogo e queimar o peixe.

tainha assada

Por fim, retire das grelhas e coloque num prato. Pode servir com pão (pães sem glúten, no nosso site) ou arroz, salada verde e pedaços de limão para se a pessoa quiser espremer sobre o peixe.

Porções: cada tainha 4 porções

Tempo de Preparo: 45/50 min.

 

Espero que gostem desta receita! Bom apetite!

Abraços, Lilian R. Giulian Conzatti.

Deixe seu comentário: