lowcarb e plaeo diferenças

LowCarb X Paleo X Primal: Diferenças e Alimentos permitidos

O quê é alimentação lowcarb? Ou Paleo? Ou Primal? Iniciou uma reeducação alimentar, mas não sobre o quê comer? Fiz uma tabela LowCarb X Paleo X Primal pra ajudar. Pois em muito momentos essas também eram minhas dúvidas.

Basicamente esses três tipos de alimentos estão presentes em modos de vida mais saudáveis, e muitas pessoas escolhem um ou alternam entre eles.  Por isso é interessante conhecer os ingredientes permitidos nessas três linhas nutricionais: a LowCarb, a Paleolítica e a Primal. E portanto poder comer com mais consciência e saúde.

Mas o quê comer bem significa na LowCarb X Paleo X Primal?

As três (LowCarb X Paleo X Primal) são semelhantes ao riscarem do nosso cardápio as farinhas refinadas, os açúcares, os alimentos industrializados presando pelo consumo dos alimentos em sua forma integral e natural. Ou seja, comer comida de verdade, na sua forma mais pura possível. Porém em cada linha há diferenças de considerações sobre alguns alimentos, confira a tabela abaixo:
Tabela mostrando os alimentos permitidos na alimentação LowCarb, Paleo, Primal

Alimentação LowCarb:

Basicamente a dieta lowcarb, como o nome já diz, é restringirmos de nossa dieta a quantidades de carboidratos de rápida absorção. Ou seja evitar aqueles ingredientes que assim que entram em nosso corpo são transformados em açúcares. Esses alimentos além de nos fazer ganhar peso ainda mexem com nossos picos de insulinas criando outras alterações não desejadas. (confira mais sobre os efeitos dos carboidratos no nosso corpo no vídeo do Dr. Souto, AQUI.)
Então na lowcarb evitamos amidos, cereais, grãos (farinhas de modo geral), frutas doces, açúcares e leite. Sendo a lowcarb muito usada com intenção de emagrecimento mais rápido e sem passar fome. Isso não impede que se torne uma hábito de alimentação para toda a vida.

Alimentação Paleolítica e Primal:

Ambas seguem a mesma lógica que diz que nosso corpo está melhor adaptado á dieta de nossos ancestrais paleolíticos, ou seja antes da invenção da agricultura. Nossos corpos se adaptaram a alimentação paleolítica (caça e coleta) por milhares de anos a mais do que vivemos após a agricultura. Desde modo é provável que nosso intestino e processos de absorção de nutrientes esteja mais preparado para alimentos encontrados na natureza do que aos grãos cultivados.

Um ponto principal desse estilo de vida é prezar por alimentos naturais, quanto mais orgânicos, integrais e menos embalados melhores. Aqui não há uma preocupação com a quantidades dos carboidratos, apenas com suas qualidades em termos nutricionais.

A alimentação Paleolítica ou primal prezam por uma alimentação saudável, não necessariamente fala sobre emagrecimento. Sendo adequada para todas as idades, ou seja, perfeita para crianças, gestantes, adolescentes, adultos e idosos que não estejam acima do peso.

O quê diferencia a Paleo da Primal é a consideração sobre alguns grupos alimentares. O estilo paleolítico não aconselha a ingestão de laticínios, leguminosas, café e chocolate. Já o Primal considera que esses alimentos podem ser saudáveis desde que preparados ou escolhidos de forma correta.

Então, como saber o quê posso comer?

Prefira sempre se alimentar de modo mais natural e integral possível. Em nosso site há várias opções de receitas que se encaixam nesse estilo saudável, confira as aqui. Ou seja, todas as receitas maracas como Paleo ou Primal são amigas da saúde de sua família e podem ser feitas sem medo. Se seu interesse é emagrecer tente se concentrar nas receitas LowCarb.

Ainda em dúvida de como se alimentar de modo correto? Veja como ter práticas saudáveis de alimentação, com exemplos de grupos de alimentos permitidos ou não e o motivo de evitá-lo, em nossos posts “Práticas Saudáveis de alimentação

 

A tabela te ajudou? Espero que sim.

Abraços, Shana Conzatti.

Deixe seu comentário: