ESFRIOU, BATEU AQUELA VONTADE DE TOMAR CAFÉ? Experimente essa receita super fácil e gostosa de café cremoso de panela. Ficou curioso?
Café, é bom sempre. Seja puro ou com leite. Coado ou instantâneo. Pode ser tomado quente ou frio (confira nossa receita especial de café frio). E quando o tempo esfria, tomar ele bem quente, fica melhor ainda! Mas você sabe quais são os tipos de café?
Tipos de café produzidos no Brasil:
No Brasil, ele tem muitos fãs! E seus apreciadores costumam dar valor aos diferentes tipos de grãos, já que cada um tem características próprias e diferentes nuances de sabores. A grande maioria do café preto produzido mundialmente, são de duas espécies : Arábica e Robusta.
O café Arábica, que é cultivado em elevadas altitudes, tem uma alta qualidade e sabor impecável. E a partir dele são produzidos, entre outros, as variedades:
– Bourbon, de sabor mais leve e adocicado.
– Acaiá, de sabor suave e frutado.
– Catuaí, naturalmente doce.
Já o café Robusta ,tem uma maior concentração de cafeína e produz um sabor mais amargo, é o mais usado na fabricação dos cafés instantâneos.
Qual o seu café preferido? Pegue aquele que mais lhe agrada e vamos fazer essa receita interessante de café cremoso de panela.
Receita: CAFÉ CREMOSO DE PANELA
É uma receita minha, que se tornou comum lá em casa, quando tem muita gente para tomar café. E que é a preferência geral. E realmente é muito simples de fazer e fica com um sabor especial. Dá um ar meio “rústico” ao café, já que a panela vai para a mesa. Espero que vocês experimentem e gostem.
Ingredientes:
- 1 litro de leite integral
- 2 colheres de sopa de café solúvel (em pó)
- 3 colheres de sopa de açúcar (eu uso o açúcar Demerara que adoça menos ou a gosto)
- 1 pedaço de canela em casca (mais ou menos um pauzinho de 2 cm)
Modo de Fazer:
Misture o café, o açúcar e o leite com um mixer ou bata no liquidificador. Se por acaso não tiver nenhum destes, misture o açúcar e o café e depois coloque numa xícara e despeje aos poucos leite morno por cima e misture bem até dissolver o café e o açúcar. Só depois misture com o resto do leite.
Coloque tudo numa panela, junto com a canela, no fogão em fogo médio, até o leite começar a levantar fervura. Mexa de vez em quando pra não criar nata. Também cuide para que o leite não ferva demais e acabe virando e sujando o seu fogão.
Ao final, coloque a panela na mesa, sobre um descansa pratos (lembre-se que a panela estará quente) e com uma concha dentro para as pessoas se servirem.
Porções: 4
Tempo de preparo: de cinco a 10 min.
Dicas:
– Não coloque um pedaço de canela muito grande, pois além de tirar o gosto do café, poderá ficar com um gosto muito amargo.
– Eu não sirvo em xícaras, prefiro em canecas, pois são mais grossas e conservam melhor o café quente por mais tempo.
– Prepare na hora de servir para que o sabor se conserve melhor.
– Geralmente não gosto do café muito quente, mas este café deve ser servido assim que ficar pronto.
– Como ele é muito quente, a tendência é formar uma nata fina quando entra em contato com o ar mais frio, então já deixo um coador junto, sobre um pratinho, ao colocar na mesa, para que quem não gosta de nata, como eu, coar.
– Se sua panela já está “usadinha” e você acha que não vai ficar bonita na mesa, pode pegar um pano de prato bonito, uma toalha de mesa de algodão pequena ou só um tecido bonito de algodão (para não queimar, pois a panela estará quente, não pode ser tecido sintético), e coloque a panela em cima, enrole com o tecido à volta da panela e depois dê uma torcida ou dê um nó em um ou nos dois lados dela, para manter o pano no lugar e não deixar quase a panela à mostra. Assim, vai manter seu café quente por mais tempo e ainda enfeitar sua mesa.
Você é amante de café? Confira mais receitas que vai esse ingrediente tão popular, aqui.
Bom apetite!
Abraços, Lilian Giulian Conzatti
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]