como largar o doce

Quando abandonei o doce, o quê aconteceu?

Como largar o doce? Como me livrar da compulsão pelo açúcar? É possível viver sem doce? Será que vou sobreviver sem açúcar? Como ser feliz sem açúcar? Quando iniciamos uma alimentação saudável, principalmente lowcarb ou paleolítica, esse são os nossos maiores medos.  Digo que é possível, e por isso vou contar para vocês como abandonei o doce.

É preciso mesmo abandonar o açúcar?

Ao iniciar minha reeducação alimentar e aderir a LowCarb concordei com facilidade em fazer a maioria das mudanças necessárias, porém cortar o açúcar eu relutei muito. Eu amo doce e tinha medo que quisessem tirar minha alegria, ou seja meu prazer em comer. Contudo quanto mais eu e meu marido estudávamos  sobre os  maléficos do açúcar para nosso corpo, eu compreendia cada vez mais a necessidade de tirar o açúcar de minha rotina.

Sendo assim decidi que ia tirar o açúcar de minha vida.  Meu primeiro ato foi tirar de casa os potes com açúcar branco e mascavo de casa, assim como leites condensados, chocolates ao leite, achocolatados e tudo o mais que pudesse me “tentar” se o desespero por doce aparecesse.

E o quê aconteceu quando abandonei o doce?

Nos primeiros dias eu não senti realmente desespero por comer doce. Nós já seguíamos a alimentação Low Carb há uma semana, por consequência nosso metabolismos já estava se acostumando a usar mais a gordura como energia do que o açúcar. E quando a vontade por açúcar batia eu tomava um café com leite e adoçante.
Mas sem açúcar correndo no sangue eu tive dores de cabeça e uma espécie de mal-estar como se me sentisse com pressão baixa, o quê durou uns dois dias. Estão fisicamente eu voltei a me sentir normal, contudo meu humor virou uma TPM só. Lembro que choramingava e acusava meu marido de ter me obrigado a parar de comer o que eu gostava, mesmo tendo sido uma escolha minha. Ou seja, eu estava claramente apresentando sintomas de abstinência do açúcar como um viciado que defende sua droga.
Demorou umas duas semanas para meu humor melhorar, e penso que o quê ajudou muito foi comer dois quadradinhos de chocolate 75% diariamente. Pois regulava minha endorfina.

Qual foi o resultado final de viver sem doce?

Depois desse período de adaptação minha vontade de doce quase desapareceu e meu paladar modificou, sinto como doce coisas que antes eram amargo. Em um mês conseguia tomar café sem adoçante e achar saboroso.
Desta forma, aprendi com essa experiência como podemos nos tornar dependentes de algo maléfico com facilidade. E sai desse momento me sentido mais forte e conhecedora de mim mesma. Agora sei que se eu realmente quiser posso fazer qualquer coisa.
Nunca mais comerei açúcar?  comerei e já comi, mas isso passou a ser algo diferente do que foi no passado. Agora é  uma escolha consciente algo que me dou ao luxo quando vou em alguma festa especial.
Espero que meu texto tenha te motivado a largar o doce. Ou ao menos que se esforce para uma mudança de vida com menos açúcar do que antes.
Abraços, Shana Conzatti
Receba as novidades, receitas e brindes em seu e-mail:
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]

Deixe seu comentário: