Como fazer pudim de leite condensado? Será que é fácil ou muito complicado? Vou compartilhar com vocês os segredos de família para fazerem essa sobremesa maravilhosa. Uma receita doce na medida certa.
Final de semana lembra reuniões familiares. E nos faz lembrar também aquelas receitas feitas pelas mães e avós, mais prendadas e que viveram nos tempos em que tudo era difícil de encontrar pronto. Receitas feitas com ingredientes frescos e com muito carinho. Desde pequena, me lembro que nos Natais lá de casa, sempre tinha um pudim de leite condensado.
E tinha a disputa entre os irmãos de quem ia lamber, com colherinha, o restinho de leite condensado que ficava na lata. Mal nos aguentávamos para esperar ele ficar finalmente pronto. Na minha percepção infantil, achava que o pudim levava umas 10 horas pra ficar finalmente pronto! kkkk…. E na hora de tirar da forma de pudim, vinha aquele frio na barriga: vai conseguir desenformar inteiro, sem quebrar?
Mas no fim, quase sempre desenformava sem quebrar! E ele ficava lindo, lustroso e grande, reinando soberano no meio da mesa. Então este ano pedi pra minha mãe me passar a receita para que eu pudesse passar pra vocês! Façam, não vão se arrepender!! Bom apetite!
Pudim de leite condensado:
Ingrediente:
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 medida, usando a lata vazia do leite condensado, de leite
- 2 colheres cheias de açúcar
- Para a calda de caramelo: 2 xícaras de açúcar e ¾ de xícara de água
Modo de Preparo Calda:
Leve uma forma de pudim ao fogo baixo com o açúcar e a água. Mexa para dissolver o açúcar, e depois não mexa mais, deixando no fogo até a calda dourar, cuidado para não passar do ponto e ficar queimada.
Apague o fogo e segurando com uma luva, vá virando a forma, com cuidado, fazendo com que a calda escorra e unte as laterais da forma. Reserve.
Modo de Preparo Pudim:
Pré aqueça o forno em temperatura média (180 C).
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Despeje o pudim na forma, já pré caramelizada. Se for uma forma com tampa, feche bem. Mas se não tiver tampa, cubra bem com papel alumínio.
Leve para assar no forno, em banho-maria (colocando a forma do pudim dentro de uma forma maior com água até a metade da forma do pudim) por aproximadamente 1h e ½. Ou até que ao furar com um palito o pudim, o palito saia limpo. Ou faça em banho-maria, na parte de cima do fogão, e aí o tempo será de aproximadamente 45 minutos.
Leve o pudim para gelar por 4 horas ainda enformado. Contudo o melhor é fazer em um dia e servir somente no outro. O sabor e a consistência ficam melhores!
Segredinho para desenformar:
Para desenformar o pudim com mais facilidade, ponha a forma em um recipiente com água quente por 30 segundos, após segure a forma com as duas mãos e dê uma girada com cuidado na forma no sentido horário e depois no sentido anti – horário, isso vai ajudar o pudim a se soltar da forma. Então coloque um prato sobre a forma, sem a tampa e vire rapidamente, sobre o prato. Se a calda não desgrudar, basta dar mais uma aquecidinha no fogo baixo, para então despejar a calda sobre o pudim!
Rendimento: 8 a 10 fatias
Tempo de Preparo : aproximadamente 2 horas (incluindo o cozimento do pudim), mais 4 horas de geladeira
Gostaram? Confiram também nossa receita de pudim de chocolate de microondas, caso deseje algo mais rápido.
E Bom Apetite! Abraços, Lilian Giulian Conzatti
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]