patê

Patê de fígado de galinha natural

Hoje, pelo Dia dos avós, resolvi colocar uma receita bem antiguinha, do tempo que eu era criança: o patê de fígado de galinha. Assim homenageio minha mãe Renilda, a avó dos meus filhos, e dou um presente a todos os avós que em tempos idos, já comeram um patêzinho delicioso feito em casa.

Esta é a receita vinda de família, sem conservantes e sem um monte de produtos que vem dentro dos patês industrializados de hoje em dia, ou seja uma opção totalmente saudável. O fígado de galinha é fonte riquíssima em ferro e outros nutrientes importantes para nossa saúde, mas nem sempre nosso paladar moderno gosta dessa iguaria. Sendo assim, fazer em forma de patê, por causa dos temperos, tornar o sabor mais suave e perfeito para incentivar as crianças a consumi-lo.

Então, largue mão do preconceitos, se você provar vai querer fazer sempre, pois você e seus filhos estarão passando no pão ou nas bolachas, um produto que você sabe como e de que é feito.

Receita de Patê de Fígado de Galinha

Ingredientes

  • 1 kg de fígado de galinha limpo picado (geralmente vendido em sacos de 750 gr, no supermercado)
  • 1 cebola grande picada
  • 5 dentes de alho sem casca
  • orégano, salsa picada e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa rasa de sal (com tempero completo, ou sal com ervas)
  • 1 folha de louro (ou 1 pitada de louro em pó)
  • 2 colheres de sopa de polvilho doce
  • 2 colheres de sopa bem cheias de banha ou manteiga

 

Modo de preparo:

Coloque o fígado, a cebola, o alho, o orégano a pimenta, a folha de louro e o sal , em uma panela com água que tape um pouquinho o fígado. Cozinhe por uns dez a quinze minutos. Desligue o fogo e deixe amornar. Retire a folha de louro. Coloque tudo no liquidificador e junte o polvilho e a banha ou manteiga. Bata até ficar sem grumos. Prove para ver se precisa colocar mais sal.

Coloque na panela de novo e cozinhe em fogo baixo, uns 2 minutos, mexendo para não queimar, só para cozinhar o polvilho e engrossar um pouco o patê. Se você quiser dar um pouco mais de sabor e de cor ao patê, coloque uma pitada de páprica picante.

Desligue o fogo. Deixe esfriar e coloque em dois potes plásticos ou de vidro com tampa. Devem ser de um tamanho que caiba um pouco mais de meio kg em cada um. Se achar muito, ou se sua família for pequena, faça só a metade da receita. Leve à geladeira.

Dura em média uma semana na geladeira. Passe no pão ou nas bolachas. Ou pode-se misturar o patê com maioneses de azeitona ou maionese de cebola,  e acrescente ovinhos de codornas e pedaços de cenouras, para criar canapés sofisticados e saborosos. Uma forma rápida de agradar aquelas visitas surpresas.

Rendimento: 2 potes de aproximadamente ½ kg cada

Tempo de Preparo:25 minutos

Então, aprovou a receita?

Bom apetite!!! Um grande abraço queridos vovôs e vovós!!! Lilian G. Conzatti
Receba novas receitas e dicas em seu e-mail:
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]

Deixe seu comentário: