Para muitas pessoas, o pão de mel tem sabor de infância, quando era consumido só em datas especiais, como o Natal e a Páscoa. Era um pouco caro por ser feito com mel. Era feito em diferentes tamanhos e tinham uma figura colorida colada na frente da bolachinha, com o desenho característico da festividade da época: Papai Noel ou Coelhinho, e vinha dentro de um saquinho plástico, amarrado com uma fita.
Hoje em dia em algumas padarias e confeitarias, ainda se encontra os Pães de Mel (bolos de mel), em datas especiais, com formatos e desenhos e escritos em glacê colorido cozido.
Lembrando disso, resolvi ver se tinha algo para o Dia dos Avós, que fosse bonito e gostoso. Resolvi compartilhar esta receita de pão de mel para ser feito em casa, para aquelas pessoas que estiverem com vontade de comer e não encontram em sua cidade. Ou mesmo querem algo mais gostoso, pois um pão de mel caseiro é muito mais gostoso, não acham?
Você pode fazer em forma de bolachinhas redondas pequenas, ou fazer em tamanho maior no formato que quiser, ex. de coração, cobrir com chocolate e confeitos ou com glacê cozido e colorido, enfeitar ou escrever o que quiser. Pode fazer para comer em casa, dar de presente, em uma embalagem bonita, ou até para vender e ganhar um dinheiro extra.
PÃO DE MEL GOSTOSO E FOFINHO
INGREDIENTES DA MASSA:
- 50G de manteiga em temperatura ambiente
- ½ xícara (1 xícara de chá = 250ml) açúcar mascavo
- ¼ xícara de mel
- 1 ovo
- ¼ xícara de leite
- 1 colher (chá) de canela em pó
- ¼ de colher (chá) de cravo em pó
- ½ colher sopa de cacau em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ½ colher chá de fermento em pó
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
COBERTURA:400g de chocolate ao Leite, ou meio amargo, picado ( para facilitar quando for derreter).
Opcional, confeitos coloridos ao seu gosto, se for enfeitar os pães de mel
MODO DE FAZER
1)Misture bem a farinha, o fermento e o bicarbonato.
2)Em outra vasilha (grande), misture até formar uma pasta: a manteiga, o açúcar e o mel.
3)Bata o ovo, acrescente o leite, misture bem, junte o cacau, o cravo e a canela, e depois coloque na vasilha grande com a pasta de manteiga, açúcar e mel. Misture bem.
4)Vá colocando aos poucos a mistura de farinha, fermento e bicarbonato, já reservada anteriormente, no começo da receita. Até ficar uma massa grossa, mas que ainda gruda um pouco na colher.
5)Deixe a massa na geladeira, até ficar mais firme e que possa ser enrolada. Aproximadamente uns 45 minutos.
6)Retire da geladeira, coloque o forno para pré-aquecer a 180 graus. Faça bolinhas de uns 3cm de diâmetro e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada, ou numa assadeira forrada com papel manteiga, levemente untado. Deixe espaço entre as bolinhas, para ao assar e crescer um pouco, não grudem umas nas outras.
Coloque no forno por uns 20 a 25 minutos.
7)Deixe esfriar.
8)Para a cobertura: derreta o chocolate em banho-maria (colocar o chocolate em uma vasilha, dentro de outra com água fervente e mexer o chocolate até derreter). Ou fazer no micro – derreter em potência média, mexendo a cada 40 segundos, para não queimar.
Cubra os pães de mel com o chocolate.
Coloque os confeitos enquanto o chocolate ainda está quente, para “colarem” sobre o pão de mel. Se for enfeitar com glacê cozido, deixe esfriar na geladeira, antes.
PORÇÕES: 20 A 24
CONSERVAÇÃO: em um pote bem fechado por uns 10 dias.
OBSERVAÇÃO:
Você pode-se fazer em forma de bolachinhas redondas pequenas, com ou sem enfeites, como na receita acima, ou fazer em tamanho maior no formato que quiser, ex. de coração, cobrir com chocolate e confeitos ou com glacê cozido e colorido, enfeitar ou escrever o que quiser.
Pode ser feito para comer em casa, presentear e até para vender.
Bom Apetite!
Abraços,
Lilian Giulian Conzatti