Quais receitas fazer com calabresa? As vezes só conseguimos pensar em linguiça frita. Mas uma das receitas que mais gosto é este arroz com linguiça. Por isso compartilho com você, uma receita que faz parte de minha família por gerações. Sendo, junto com o Arroz de Carreteiro de Charque, uma das tradição no Rio Grande do Sul.
História sobre o arroz com linguiça:
Contam que durante a Revolução Farroupilha, muitas mulheres perderam seus maridos e sem ter como se sustentar, foram para a cidade e acabaram se prostituindo. Eram chamadas de Raparigas ou Chinas (referência talvez aos olhos mais amendoados das mulheres caboclas, descendentes de índios).
Dizem que devido à escassez de comida, dinheiro e outros recursos, elas faziam um arroz só com pedaços de linguiça, para se alimentar. Por esse motivo no Sul chamamos grosseiramente esse prato como “Arroz de china pobre”.
Contudo, com o passar dos anos, este arroz caiu no gosto popular, devido ao seu sabor delicioso. E como o carreteiro, com o tempo, foram acrescentados novos temperos e o que era bom, ficou melhor ainda! Se você já comeu, sabe do que estou falando, se ainda não, experimente!.
Tenho certeza que você vai gostar da minha receita! Bom apetite!
Arroz com linguiça
INGREDIENTES
- 250 gr de linguiça fininha defumada, cortada em rodelinhas
- 250gr de linguiça de porco picada
- 2 colheres (de sopa) de azeite, ou óleo ou banha de porco
- 2 xícaras de arroz parbolizado
- 1 cebola grande, sem casca e picada
- 4 dentes grandes de alho, sem casca e picados
- 5 xícaras de água
- 2 a 3 gotas de molho de pimenta vermelha, forte ( se nenhuma linguiça for calabresa ou já tiver pimenta)
- 4 colheres (de sopa) de molho de tomate
- 1 colher (de sobremesa) de açafrão
- 1 colher (de sopa) de sal
- ½ alho poró (caule e folhas) ou 1 xícara de cebolinha ou salsa picada
- Salsa picada para enfeitar
MODO DE PREPARO:
Primeiramente, coloque uma panela de ferro ao fogo (se não tiver pode ser em outra panela), em seguida acrescente o azeite e as linguiças e refogue. Mexendo sempre para não queimar, por uns 5 minutos, para ficarem crocantes.
Acrescentar, então o arroz, a cebola e o alho e dar mais uma refogada. Após, colocar a água, o molho de pimenta, o molho de tomate, o açafrão, o alho poró ou cebolinha ou salsa e o sal. Misturar bem.
Deixar a panela semi tampada para cozinhar por mais uns 10 a 15 minutos em fogo baixo, até a água secar e o arroz estiver pronto. Desligar o fogo e deixar tampada por mais uns 2 minutos.
Servir quente, com salsinha picada por cima, puro ou com a salada de sua preferência.
Rendimento: 4 a 5 porções
Tempo de Preparo: aproximadamente 30 minutos
Gostaram? Me conte se sua família aprovou essa receita?
Abraços, Lilian R. G. Conzatti
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]