prática saudável de alimentação

Você tem práticas saudáveis de alimentação?

Muitas vezes tentamos comer de modo correto, mas será que acertamos sempre? Afinal em cada lugar nos dizem uma coisa diferente sobre alimentação. Esse texto pretende ajudá-lo a decidir sobre quais são as melhores práticas saudáveis de alimentação diante dos estudos atuais sobre o assunto.

Então o quê são práticas saudáveis de alimentação?

Será que estamos sendo saudáveis ou apenas seguindo o senso comum? Por quê tento, mas continuo engordando e adoecendo?

Vou contar um pouco da minha experiência. Eu buscava fazer, na maior parte do tempo, escolhas que me soavam como saudáveis.  Aquelas que o senso comum, as revistas e a TV me diziam serem as adequadas. Desta forma escolhia pastéis assados ao invés de fritos, tomava suco de caixinha ao invés de refrigerante, trocava bolacha recheada por barrinhas de cereais, comia cereal de milho com leite e banana, tirava a gordura da carne e a pele do frango, escolhia o pão e a massa integrais…
Essas escolhas me mantiveram magras e saudável? Pelo contrário eu só continuava a engordar, além de perceber a minha saúde diminuindo aos poucos. Simplesmente não entendia o porquê minhas estratégicas não davam resultados. Como as revistas, a TV e Jornais poderiam estar errados? A única resposta que restou foi que minha genética não  era boa. Constatei que infelizmente era inevitável, eu engordaria mesmo comendo pouco. Assim por muitos anos eu aceitei essa premissa.
Contudo agora, depois que emagreci 25kg e ganhar saúde,  eu compreendo que me passavam informações equivocadas. Informações retiradas de interpretações maliciosas de estudos antigos que beneficiavam grandes produtores, assim como um dia foi as propagandas de cigarro. Ao contrário do que aprendi minha vida inteira, eu descobri que eu posso comer o quanto quiser e me manter magra e saudável, a questão é o quê comer.
Fiquei magoada por ter sido enganada tantos anos e gostaria de ter tido acesso ao conhecimento adequado para saber antes o que sei agora, por isso faço esse post, para compartilhar esse conhecimento com vocês.

Dicas de práticas saudáveis de alimentação:

Evite industrializados

Primeiro de tudo, evite ao máximo os industrializados, só isso já irá lhe ajudar a ter mais saúde e provavelmente você iniciará a emagrecer alguns quilos independente da dieta que você escolher.

Produtos industrializados  são fracos em nutrientes naturais, pois estes se esvaziam no processo de produção.  Deste modo seu corpo necessita mais e mais comida para tentar suprir suas necessidades de vitaminas,  minerais e outros micronutrientes essenciais, fazendo com que coma mais quantidades.

As vitaminas e minerais colocadas, depois, de modo artificiais nos produtos industrializados confundem nosso corpo que pouco sabe como utilizá-las nos trazendo mais malefícios do que benefícios.

Além dos produtos industrializados possuírem incontáveis substâncias para conservar, dar sabor, cor e consistência. Produtos que nosso corpo não reconhece como alimento e são portas de entrada para o surgimento de várias doenças.

  1. Evite farinhas refinadas, principalmente trigo.

O trigo, por ter sido totalmente modificado pelo homem tornou-se um alimento sem nenhum nutriente e sendo assim sem benefícios ao corpo. Além de o glúten ir deixando nosso intestino cada vez mais permeável o quê faz nosso sistema imunológico enfraquecer, fazendo com que processos inflamatórios crônicos aumentem. Evite o trigo sempre que possível, mesmo que integral. Se for por causa das fibras, prefira outros grãos que são mais ricos em fibras.
Carboidrato não é necessariamente ruim, mas evite os carboidratos simples (AÇÚCAR, trigo, milho, arroz, amido). O carboidrato aumenta o açúcar em seu sangue que irá ser armazenado em gordura em sua pele e suas artérias. Prefira sempre carboidratos de mais difícil absorção como tubérculos e grãos.
O açúcar é um dos carboidratos mais vilões pro corpo. Vá adoçando os alimentos cada vez menos, e se precisar adoçar prefira um adoçante natural como stévia, ou ainda um pouco de mel ou pelo menos um açúcar não refinado. Use o “açúcar” como uma iguaria, algo a ser consumido uma ou duas vezes na semana e não algo diário.

Coma os alimentos com sua gordura natural:

As gorduras naturais dos alimentos não entopem nossas artérias, ao contrário fazem bem para nosso corpo e cérebro. Coma o leite, manteiga, queijo, carnes com suas gorduras naturais nunca a versão Light. Quando a indústria  tira as gorduras boas dos alimentos ela acrescenta açúcar ou gorduras hidrogenadas (venenos para o corpo) em seus produtos para que o produto continue palatável e firme.

Não cozinhe com óleos vegetais e nem MARGARINA

Os óleos (soja, milho, canola, girassol) oxidam muito rápido, provavelmente já saem do mercado oxidado o quê causa estresse ao nosso metabolismo que terá que fazer muitos malabarismos para se livrar dessa oxidação exagerada. Além de não serem gorduras boas para o corpo. Use óleo de Coco, banha ou azeite de oliva em sua culinária.
A margarina ou toda gordura hidrogenada é um veneno ao corpo. Nosso organismo não sabe o que são essas gorduras fabricadas pela industria o que vai deixando o corpo cada vez mais doente.

Por fim, faça uma alimentação variada com boas opções naturais:

Varie em seu cotidiano verduras, grãos, sementes, legumes, carnes, bons carboidratos. ACRESCENTE castanhas e frutas menos doces. Pois precisamos de muitas vitaminas e minerais para mantermos nosso corpo saudável, e conseguimos estes com alimentos frescos e variados.
Deixo dois vídeos explicativos e um site sobre o assunto:
Foram dicas gerais para você começar. Acredito na sua força para iniciar, e sempre procure por fontes científicas para fazer sua alimentação. Afinal, sua saúde é seu bem mais precioso.
Se apesar das dicas não sabe o quê cozinhar ou como fazer uma alimentação gostosa e saudável, confira nossos livros de receitas que contém apenas receitas amigas da saúde, AQUI.
Abraços, Shana Conzatti
Receba as novidades, receitas e brindes em seu e-mail:
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]

Deixe seu comentário: