Você já comeu uma PANCs ??? Sabe o que é? Sabe como se usa?Quando ouvi esse nome pela primeira vez pensei que era algo muito diferente e que se referiram à plantas exóticas. Mas então, descobri que é muito simples e muitas vezes nossas avós já tinham receitas com essas maravilhas e não sabíamos. Ou ainda, já usamos e não sabíamos. Então, vamos descobrir as plantas comestíveis do nosso jardim?
o quê são PANCs?
PANCs é uma sigla que significa: “Plantas Alimentícias Não Convencionais”. Este termo foi criado em 2008 pelo biólogo Valderly Ferreira Kinupp. Muitos pesquisadores e agrônomos (como os da Embrapa e Ceagesp) estudam estas plantas, seus benefícios e como elas podem ser usadas na alimentação.
Ou seja, muitas plantas que encontramos no jardim são consideradas pela população como mato, praga ou erva daninha. No entanto muitas dessas plantas são comestíveis e podem servir de alimento. Além de serem ricas em nutrientes e vitaminas diversas, até mais do que vegetais que costuma estar em nossas mesas.
Estes vegetais oferecem uma grande variedade de nutrientes para nossa alimentação. Pois, como geralmente são mais resistentes e fáceis de cultivar, não necessitam de agrotóxicos, nascem em em vasos e pequenas hortas caseiras. Muitas dessas plantas crescem espontaneamente em qualquer lugar, como matos e trepadeiras nos quintais.
Mas um cuidado é importante: consuma apenas plantas conhecidas e tenha certeza de que é mesmo aquela planta para evitar uma intoxicação. Pois existem muitas plantas parecidas e, algumas são venenosas e não comestíveis. Para evitar esse problema, adquira o livro ensinado identificar as plantas e suas receitas.
É possível consumir as PANCs de muitas maneiras. Ou seja, cruas, cozidas ou refogadas, e ainda podem ser colocadas em bolos, omeletes, pães e muito mais.
Conheça algumas PANCs mais comuns:
1) Ora-pro-nóbis, é uma das mais conhecidas, com folhas ricas em proteínas e sais minerais. E por isto ficou conhecida como “carne vegetal” sendo uma opção para a dieta vegetariana e vegana.
2) Quiabo de metro, que é da mesma família da abóbora e do chuchu. Na Ásia é consumida como se faz o quiabo aqui no Brasil.
3) Capuchinha, é uma planta toda comestível: desde as flores, folha e cale. Seu sabor lembra o agrião e a rúcula. Usada em saladas, patês, massas, sopas, refogados e bolinhos.
4) Vinagreira bastante conhecida em nossa culinária. Pois de sua flor fazemos o chá de Hibisco. Além de sucos ou mesmo para por em bolos e tortas.
5) Yacon é um tubérculo semelhante a batata doce. Por não aumentar o açúcar no sangue, pessoas diabéticas podem consumir. Seu gosto lembra o da pêra. Coma crua, cozida ou em saladas e sobremesas.
6) Araruta, uma raiz que não contém glúten. Desse modo, uma opção para celíacos ou alérgicos ao glúten. Antigamente usavam a farinha dessa planta para fazer mingaus e papinhas.
7) Bertália é conhecida também como o espinafre indiano. Geralmente consumida refogada ou em bolinhos e pães.
8) Maxixe do Reino, também conhecido como chuchu-de-vento, pois é parece com um chuchu oco. Pode ser feito de várias maneiras: recheado, refogado, com molho, etc.
9) Taioba, parecida com a couve. Sirva refogada. Tem que ter um cuidado ao consumi-la, pois tem muito ácido oxálico e pode causar uma irritação na garganta.
11) Bertoega é uma planta que tem grande quantidade de Ômegas 3 e 9.
Receitas simples com PANCs:
Clique nas imagens para ver as receitas em detalhes.
Interessante, não? Então, observe seu jardim, é possível encontrar muitas PANCs nele. No entanto, se não encontrar procure mudas em agropecuárias ou na internet. E assim crie seu cantinho com vasos de plantas comestíveis.
Abraços, Lilian R. G. Conzatti