Como o inverno vai bem uma sopa de ervilha verdes, não concordam? Entretanto, desde o inverno passado, mesmo gostando muito, não tinha feito mais sopa de ervilhas. Contudo, quando eu era pequena, minha mãe costumava, no inverno, fazer sopa quase todos os dias à noite. Sempre comíamos com um pãozinho caseiro junto.
Ontem, resolvi fazer uma sopa de ervilha, já que agora começou um friozinho e é muito bom tomar uma sopa quentinha. Esta sopa é feita com a ervilha crua (ervilhas verdes partidas – ver foto abaixo) e não com a ervilha em conserva, de latinha. Talvez vocês façam ou conheçam esta sopa um pouco diferente. Isto pode ser, porque esta é a minha versão.
Sopa de Ervilhas Verdes Partidas
Ingredientes: versão vegetariana/ vegana
- 500g de ervilhas verdes partidas
- 2 litros de água (8 copos de 250 g)
- 2 dentes de alho picado (ou 1 colher de sopa de alho em conserva picado)
- 1 cebola média picada
- 2 cubos de caldo de legumes (ao final da sopa, provar e se achar necessário colocar mais um ou um pouco de sal.)
- 2 col. sopa de azeite (ou óleo com mais sabor, tipo de milho, mas se não tiver pode colocar qualquer outro óleo )
- 1 col. café de molho de pimenta, ou pimenta preta ou branca moída a gosto
Obs. Pode substituir os cubinhos e a água por 2 litros de caldo de legumes caseiro pronto.
Opcionais:
- 1 batata grande cortada em pedaços bem pequenos ou uma cenoura grande, cortada em pedaços bem pequenos para cozinhar na sopa.
- 8 fatias de pão para comer junto com a sopa, depois de pronta.
Modo de preparo:
Primeiramente lave as ervilhas. Depois deve-se colocar todos os ingredientes em uma panela de pressão. (Se você for fazer em panela comum, deixe a ervilha de molho por 2 horas, escorra a água e só depois coloque na panela com os outros ingredientes). Mexa bem. Então, tampe a panela de pressão e coloque para cozinhar em fogo médio por uns 15 minutos.
Apague e tire a pressão. Assim, abra e veja se a ervilha já está cozida e está se desmanchando. Mexa até o fundo para soltar a ervilha que se acumula no fundo. Se estiver muito grossa a sopa, coloque mais 2 copos de água. Mexa e prove se precisa colocar mais uma pitada de sal, ou não.
Em seguida, cozinhe mais uns minutos, até estar na consistência desejada. Mais grossinha e cremosa, ou mais ralinha, mais líquida. Mexa de vez em quando para não queimar ou grudar no fundo.
Ingredientes para a versão com carne:
Utilize os ingredientes e o modo de preparo da versão vegana. No momento em que colocar os ingredientes na panela de pressão já acrescente a carne.
- 300 g de linguicinha defumada de porco (ou outra fininha a seu gosto), cortada em rodelas finas.
OBS : se você vai fazer em panela comum, o tempo de cozimento será bem maior que o da panela de pressão, mais ou menos uns 40 min. com tampa semi-aberta. Tem que de tempos em tempos ir vendo como está e ir mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
A ervilha costuma espumar bastante, então fique atenta a panela para não virar.
Tempo de preparo: 30 panela de pressão ou 40 ou mais se panela comum + 2 horas de molho
Porções : 8
Gostaram dessa receita? Então, me conte nos comentários. Para quem ama sopas, em nosso site tem vários tipos de caldos quentes e sopas. Assim, você terá opções para diversas para todo o inverno.
Bom apetite!
Abraços, Lilian Giulian Conzatti