Recaídas na dieta te assusta? Não se preocupe, trago dicas para superar as recaídas e seguir em frente com sua perda de peso.
Quando estamos em uma dieta com objetivo de emagrecer ou mesmo como uma nova filosofia de vida recaídas na dieta e “dia do lixo” são desafios que iremos enfrentar de tempos em tempo. Afinal, quem não tem aquela vontade de comer doce? Ou aquele desespero pelo pão? Mas como tornar esses momentos um aprendizado ao invés de culpa e acusações?
Recaídas e “dia do lixo”, qual a diferença?
Primeiramente, devemos separar os dois conceitos. Pois de certa forma um é programado e outro é apenas um deslize. Mas é permitido o dia do lixo? O dia do lixo é pior que uma recaída? O dia do lixo não engorda? Para pensarmos a repeito, precisamos conhecer os conceitos básicos de ambos.
Recaídas: são momentos não planejados que por impulso comemos algo que sabemos não ser certo. Ou seja, o popular “pisou na jaca”. Comemos mesmo sabendo que aquilo não fará bem para nosso corpo. Sendo assim, comemos apenas para suprir um prazer temporário de nosso paladar. Contudo essa recaída pode ser comedida ou aquela no qual chutamos o pau da barraca.
Dia do Lixo: muitas dietas abrem a exceção de um dia na semana em que é liberado comer qualquer coisa. São momentos planejados que, teoricamente, daria a pessoa um maior controle de como irá quebrar a rotina alimentar. E satisfazendo assim seus desejos alimentares. Neste dia é permitido comer qualquer coisa? Isso vai de acordo com a opção individual e conversaremos mais adiante sobre.
O quê fazer quando temos recaídas?
Durante o tempo em que eu estava no processo de emagrecimento cada vez que tinha uma recaída me sentia muito frustrada. Então percebi que isso faz parte da vida e quê o melhor a fazer é seguir em frente e criar estratégias que evitem novas recaídas.
Se você teve uma recaída em uma refeição, volte a se alimentar de modo correto já na próxima refeição. Não tente compensar comendo menos ou não comendo. Pois isso pode gerar fome e aumentar sua compulsão dificultando que você reinicie o correto já na próxima refeição.
Para evitar as recaídas você precisa se conhecer, saber quais tipos de alimentos ou lugares tem mais chances de serem uma tentação. Para mim eram doces e a padaria perto de casa, então me disciplinei a não ir mais na padaria. Deste modo eu comprava o que precisava no mercado e não levava doces para casa. Se eu não tinha doces em casa, quando dava aquela tentação eu era obrigada a comer uma fruta ou castanha. Aos poucos isso passou a ser hábito.
Torne hábito as estratégias que funcionam!
Cada pessoa tem suas próprias estratégias, como livrar a casa das tentações ou guardar essas em lugares de difícil acesso. Tenha sempre pronto alguma opção de lanche saudável, assim você pode recorrer a esse quando a tentação surgir.
Evite almoçar ou jantar em lugares que tenham muitas tentações, escolha opções com cardápios mais adequados a sua nova alimentação.
Estudar sobre o porquê NÃO devemos comer certos alimentos, traz uma conscientização. Desta forma percebemos o mal que certos alimentos fazem em nosso corpo. E com efeito começamos a ponderar se vale apenas 5 minutos de prazer em detrimento de dias ou meses do corpo tentado se recuperar. Deste modo, as recaídas ainda acontecem, mas acabam sendo por opções menos prejudiciais.
“Dia do Lixo”, pode? Ajuda contra recaídas na dieta?
Penso que se ajuda ou não é algo muito particular de cada indivíduo. Alguns irão passar a semana ansiosos pensando nesse momento e se tornarão ansiosos. Outros usarão esse dia como uma força para continuarem o resto da semana de modo correto.
Em minha concepção eu não gosto dessa ideia de ter um dia do lixo, principalmente se for algo com uma frequência programada. Porque se estamos realmente preocupados com nossa saúde, ao ponto de iniciar uma reeducação alimentar o certo é aprendermos a conviver comendo quase 100% de modo correto. Ou você tomaria veneno uma vez por semana, apenas pelo gosto ser bom? Por analogia, é o que fazemos ao ingerir coisas dominados por nosso paladar.
Então nunca mais poderei comer doce, massa, bolacha recheada?
O importante é fazer escolhas melhores entre as opções. Sairemos da dieta e comeremos coisas não tão saudáveis, isso é humanos. Contudo que esses momentos sejam esporádicos e não agendados semanalmente, e que sejam uma refeição e não o dia todo.
E o principal que sejam feitas escolhas sábias: se é pra comer um doce, que seja algo especial o menos industrializado possível e com açúcares menos prejudiciais. E, o mais importante, regule a quantidade. Bateu aquela vontade coma uma fatia, não o bolo todo e mais outras coisinhas.
O quê quero reforçar é que vai haver momentos como jantares especiais, reuniões no serviço, viagem, passeios em família, aniversários em que você irá se deparar com uma alimentação NADA saudável, mas tudo BEM saborear esse momento. O quê não pode é isso se tornar uma rotina, pois não dará tempo de seu corpo se livrar dos maus nutrientes e você ficará doente e não emagrecerá.
Vou deixar três links interessantes sobre o assunto: Podcast Tribo Forte 127, Como aproveitar as festas e Canal da Joaninha
Abraços, Shana Conzatti
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]