Você já comeu pinhão? Se mora no Rio Grande do Sul tenho certeza que esse faz parte de sua infância e lembranças de Festa Junina. Ou ainda do tempo em que as avós cozinhavam no fogão a lenha. Se ainda não provou, não perca tempo, veja nossas receitas de Farofa de Pinhão ou a de Arroz com pinhão.
O quê é o Pinhão?
Pinhão, é uma semente que existe há muitas centenas de anos e já era bem conhecido aqui no Brasil pelos seus primeiros moradores, os índios.
É produzido pela árvore de nome Araucária, que devido a sua madeira ser muito procurada, quase foi extinta. Sendo uma árvore que cresce principalmente nos três estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde é muito apreciado, como uma comida de inverno e das festas juninas. Pois sua safra ocorre no outono e no inverno. O pinhão, que é uma semente, está dentro do fruto que é a pinha, que tem o formato de uma bolota e contém de 100 a 180 sementes. Que quando madura, cai e se espalham as sementes pelo chão, o que ajuda a propagar a espécie.
Benefícios do pinhão para a Saúde:
O pinhão é considerado muito saudável e nutritivo. Ele tem um tipo de amido resistente, que é um carboidrato com digestão mais lenta. Deste modo acaba por lhe dar uma sensação de saciedade com pouca quantidade. Além de ter muitas fibras, tanto solúveis como insolúveis, que também ajudam a melhorar o sistema digestivo, o transito intestinal e até a baixar a glicemia.
Bem com, tem proteína de alto valor biológico, um pouquinho de ômega-9 e vários sais minerais. Alguns destes minerais, quando o pinhão é cozido, passam da casca para a polpa. Você já notou que a cor clara da polpa, depois de cozida, adquire tons amarronzados? Ainda possui potássio, cálcio, ferro, manganês e fósforo. No entanto, não possui glúten, o quê beneficiar as pessoas com alergia ao glúten ou são intolerantes, como os celíacos.
Esta semente é muito versátil. Porém, não pode consumir crua. Sempre o cozinhe, mesmo ao usar a farinha para doces ou salgados.
Como cozinhar os pinhões?
Lave bem ½ kg pinhões e coloque-os em uma panela de pressão. Complete com água, até que cubra os pinhões e ainda ultrapasse uns três dedos acima deles.
Então cozinhe tampada, em fogo médio, até começar a chiar. Baixe o fogo e cozinhe por mais 1 hora. Desligue, tire a pressão e abra a panela. Veja se precisa acrescentar mais água e adicione 1 colher sopa de sal. Feche e leve ao fogo por mais uns vinte minutos.
Finalmente desligue o fogo, tire a pressão, abra e veja se as cascas já abriram, pois aí eles estarão macios para comer.
As vezes, as sementes são mais duras. Neste caso cozinhe novamente (colocar um pouco mais de água se necessário e repetir o processo) por mais uns 10 a 15 min até que fiquem macios e a casca se abra. Sirva quente, pois frio fica mais duro.
Observação: Depois de cozido, duram em média três a quatro dias na geladeira, dentro da própria água do cozimento. Esquente cada vez que for comer. Retire os que boiarem durante o cozimento, pois geralmente estão estragados.
E agora, como comer o pinhão?
Para comer os pinhões, retire a casca e coma a polpa branca. Contudo tirar a casca não é tão fácil, para aqueles sem prática. Por isso use uma faca, descascador de pinhões ou alicate para ajudar a abrir as casca.
Para os mais raiz, use os dentes. Desta maneira morda a base dos pinhões forçando que a polpa venha para fora e, assim as coma.
O pinhão é uma delícia para comer assim que sai da panela. Ou escolha uma das receitas com pinhão de nosso site.
Bom apetite, Lilian Giulian Conzatti