Quando vi comentários e informações de que nosso paladar é mutável, eu não me convencia que fosse mesmo como diziam. Eu pensava: “Estão exagerando, só para me convencerem a não desistir.” Contudo digo que mordi minha própria língua, pois as mudanças de paladar acontecem. Vou contar como foi para mim essas descobertas de novos sabores.
Mudanças de paladar é possível?
Ao livrar minhas papilas gustativas dos excessos de glutamato monósodico, aromatizantes artificiais, açúcar puro, carboidratos simples percebi como a comida de verdade tem muito sabor.
A experiência de comer chocolate cada vez com maior quantidade de cacau, vai tornando o conceito de doce diferente. No começo, aceitei bem o chocolate 70%, o achei gostosinho. Agora acho o 70% bem doce e como o 100% com prazer. Não um prazer de sentir apenas o doce e sim o sabor verdadeiro do cacau.
O quê me impressionou com o passar dos meses foi redescobrir sabores de verduras e frutas, alimentos que em minha alimentação anterior eu comia por obrigação camuflado com molhos industrializados . Então, descobri como cada vegetal tem um sabor próprio. Alguns eu realmente aprendi a amar como brócolis, tomate e aspargo. Além das frutas se tornaram doces naturalmente, e por isso ótimas sobremesas .
Você leitor deve estar torcendo o nariz, sei porque já fiz muito isso quando via aquelas pessoas encherem o prato com coisas verdes em restaurantes. Eu pensava como alguém podia gostar disso. E impressionantemente agora, eu sou essa pessoa que enche o prato com salada e carne por prazer e não obrigação. Mas tem que ser uma salada bem regada com azeite e vinagre, pois o tempero é o segredo para estimular nosso paladar.
Então quer dizer que só gosta de coisas saudáveis, me engana que gosto?
Não. Eu ainda saboreio risoles, pudins, bolinhos, pizza, e outros. No entanto a diferença no meu paladar casa vez mais me ajuda a manter a escolha saudável. Pois percebo que começo a achar os doces da padaria muito doces e nem consigo comer até o fim, ou que os risoles já parecem sebosos demais.
A questão que gostaria mesmo de compartilhar com vocês é que ao darmos chance para que nosso paladar se descontamine dos produtos alimentícios cheios de aditivos, é possíveis voltarmos a nossa origem. Ou seja, ao liberar nosso paladar podemos descobrir o que realmente gostamos ou não de comer. Além de que nosso paladar começa a dialogar de modo mais próximo com as necessidades de nosso corpo. Começamos a sentir vontade de comer os alimentos que o corpo precisa para manter seus níveis de vitaminas e minerais.
Faça uma experiência por duas semanas sem industrializados e me conte como foi?
Mais textos sobre emagrecimento e dicas de alimentação saudável, aqui.
Por novos sabores,
Abraços, Shana Conzatti.