Quando chega o inverno, aqui no Sul, os mercados enchem de cestos de pinhão. Sendo assim uma tradição desde a infância assar o pinhão e comer tomando chimarrão. Dessa maneira quando descobri a existência da farofa de pinhão não pensei duas vezes antes de por em prática.
Em princípio, Farofa de Pinhão é uma receita tradicional na culinária Catarinense. No entanto, também comemos muito pinhão no Rio Grande do Sul e quis testar essa delícia. Seja como for, fiz minhas adaptações, as quais gostaram tanto aqui em casa e decidi compartilhar com vocês. Depois me falem se ficaram tão encantos como eu!
Receita de Farofa de Pinhão
Ingredientes:
- 500g de carne de gado moída
- 250g de calabresa
- 1 cebola média
- 3 dentes de alhos
- 2 xícaras de pinhão cozido e descascado (veja como cozinhá-lo)
- Sal, páprica e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de salsinha picada.
Modo de Preparo:
Primeiramente frite a calabresa em um pouco de azeite. Quando estiver dourada acrescente a cebola e o alho picado. Deixe cozinhar mexendo para não grudar, se for preciso coloque uma colher de sopa de água.
Em seguida acrescente a carne moída e os temperos, e deixe cozinhar até a carne estar no ponto que desejar. Vá mexendo a carne para ficar miudinho.
Ao final, triture o pinhão e acrescente as carnes e também à salsinha. Mexa no fogo por um minuto e sirva.
Apesar de ser chamada de farofa é praticamente um alimento completo. Sendo assim pode ser consumida com salada de sua preferência, como na imagem, ou acrescente complementos como arroz e feijão.
Porção: 4 pratos.
Já enjoou da farofa como resultado de tanto comê-la, como aqui em casa, temos outras opções como a receita de Arroz com Pinhão.
Abraços, Shana Conzatti.