Quem lembra do doce de abóbora? Quem quer aprender a fazer esse doce clássico? Antes de mais nada preciso dizer que amo essa receita. E vou compartilhar com vocês não apenas uma qualquer e sim de família.
Diretamente dos tempos da vovó, aquele tradicional doce feito com a abóbora de pescoço, e cortada em pedacinhos em formato de tijolinho. Minha mãe sempre que passava pelas tendas das estradas rurais parava e comprava uma, duas e até mais, para fazer. Ás vezes dava para vizinhos e parentes, já na hora em que terminava o doce. Em outros momentos, colocava em vidros bem fechados e esterilizados para comermos tempos depois, quando já tinha terminado a safra das abóboras.
Sempre gostei deste doce, pois fica com uma casquinha crocante por fora e bem macio por dentro. Então vamos à receita?
Receita do verdadeiro doce de abóbora com casquinha crocante:
Ingredientes:
- água
- 2kg de abóbora de pescoço descascada e cortada em “tijolinhos” (mais ou menos 5cmx2cm). Lembre-se que se for comprar com casca, compre um pouco mais, pois após descascada, vai diminuir de peso.
- 1.2kg (ou então usar 6 xícaras) de açúcar cristal ou demerara, fica melhor, mas se não tiver pode ser açúcar refinado.
- 10 cravos da Índia
- 2 paus de canela (de mais ou menos 5 cm cada)
- 2 colheres bem cheias de cal virgem (Este cal virgem é encontrado em ferragens. E é ele que “queima” a casquinha da abóbora, e deixa ela crocante! Como ele pode “queimar “ de leve as suas mãos ou fazer arder sua pele, é melhor usar luvas para manusear ele e as abóboras. Não use outro tipo de cal.)
OBS. Para cada kg de abóbora, usar 600g de açúcar ou menos caso prefira menos doce. No entanto, o açúcar ajuda a deixar o doce mais crocante.
Modo de Fazer:
Primeiramente coloque os pedacinhos de abóbora em uma vasilha, cubra com água. Coloque o cal dentro de um tecido limpo fininho, e amarre com uma borrachinha para não sair. Assim, coloque este “saquinho” dentro da vasilha com a abóbora, dentro da água. Mexa com uma colher, para misturar bem. Então, deixe de um dia para o outro.
Em outro momento, tire o cal, jogue fora e lave bem os pedaços de abóbora. Fure os lados dos tijolinhos de abóbora, com uma ponta de faca ou um garfo, para penetrar a calda.
Coloque em uma panela, com uns 2 copos de água, o açúcar, os cravos e a canela. A abóbora solta um pouco de água. Mexa levemente, de vez em quando.
Mantenha em fogo baixo e cozinhe por umas 2 horas, ou até que o doce esteja cozido. Quando começar a ferver, baixe um pouco o fogo para não queimar. Assim que mudar de cor, ficando mais forte, e no meio começa a murchar um pouco. Então, experimente e veja se está cozido, se sim, desligue e deixe esfriar para pôr na geladeira.
Porções: em média 20 pedaços.
Tempo: Mais ou menos 2 horas cozimento + 1 noite para ficar de molho
O resultado ficou lindo! E muito saboroso. Conte-nos nos comentário se gostou. Já comeu docinhos de festa com abóbora? Não, então pega também essa receita em nosso site. Inegavelmente, Esse é sucesso com a criançada.
Bom Apetite! Abraços, Lilian Giulian Conzatti