Carreteiro de Charque é uma comida típica do Rio Grande do Sul. E faz parte da nossa história, assim como o Arroz de Linguiça. Além de ser uma delícia, pois é salgadinho.
De onde vem o carreteiro de charque?
Os carreteiros (mercadores ambulantes) que se locomoviam em carretas puxadas por bois, pelo sul do Brasil precisavam de uma alimentação prática, fácil de fazer e que fosse nutritiva. Para isso, cozinhavam em panela de ferro uma mistura de charque picado (guisado) com arroz. Usavam o charque, pois por ele ser salgado e abundante na época, durava muitos dias sem precisar de conservação.
Salgar a carne para conservar é um dos processos mais primitivos existentes. Como nos tempos antigos não existia refrigeração, era necessário salgar a carne para durar mais tempo. Existem diferenças no modo de preparo e a quantidade de sal entre a carne de sol, o charque, e a carne seca, mesmo que elas sejam parecidas. O charque é um produto típico gaúcho, enquanto a carne de sol e a carne seca são encontradas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Com o tempo, foram sendo acrescentados alguns temperos, ao carreteiro de charque, que no início era só com arroz e charque picado, possibilitando um sabor mais apurado. E dependendo de quem faz ou da região, pode-se colocar ou retirar alguns temperos.
Segue abaixo, a minha receita de Carreteiro de charque. Aconselho, já deixar os ingredientes picados antes de começar a fazer a receita. Evitando assim contratempos, enquanto pica, como queimar outros que já estão sendo cozidos.
Espero que gostem!!! Bom apetite!
Carreteiro de Charque
INGREDIENTES
- 500gr de charque picado e dessalgado (ver no modo de preparo como fazer)
- 2 cebolas grandes descascadas e picadas
- 3 xícaras de arroz parbolizado ou integral
- 2 tomates grandes picados
- 1 pimentão verde picado
- 4 dentes de alho descascados e picados
- 3 xícaras de água
- 2 colheres (de sopa) de azeite, banha ou óleo
- 3 xícaras da segunda água da fervura do charque (ver no modo de preparo)
- 2 a 3 gotinhas de molho de pimenta forte (opcional)
- 2 a 3 ovos duros e uma xícara de salsa picada para enfeitar depois de pronto
MODO DE PREPARO
Primeiramente, para dessalgar o charque, coloque uma panela com água pra ferver. Depois coloque o charque já picado e deixe ferver por uns 10 minutos. Ao final deste tempo, escorra o charque numa peneira e descarte a água da panela. Enxague a panela, coloque o charque e água suficiente para cobrí-lo (mais ou menos umas 3 a 4 xícaras de água), deixe ferver por mais uns 5 minutos. Por fim, escorra ele numa peneira e reserve a água que sobrou. Não coloque esta água fora.
Modo de preparo do carreteiro: Em uma panela de ferro grande, refogue no azeite, a cebola, o alho e o charque, mexendo pra não queimar. Então, coloque o arroz e dê uma refogada rápida. Por fim coloque o pimentão e depois os tomates e refogue rapidamente. Então, acrescente 3 xícaras de água e 3 xícaras da água reservada da segunda fervura do charque. E as gotas do molho de pimenta. Não coloque sal.
Deixe ferver, com panela semi tampada e abaixe um pouco o fogo, por uns 10 a 15 minutos ou até que a água seque e o arroz esteja mole. Apague o fogo. Tampe a panela e deixe descansar uns 5 a 10 minutos. Sirva quente, enfeitado com salsa e ovo duro picados, puro ou com saladas verdes.
Tempo de preparo: aproximadamente 40 minutos
Rendimento: 6 a 7 porções
Abraços, Lilian R. G. Conzatti
[email-subscribers namefield=”YES” desc=”” group=”Public”]