Que tal um arroz com linguiça cheio de nutrientes? Em princípio, nutrientes que você pode colher em seu jardim. Pois esse é o arroz com bertália e Ora-pro-Nóbis. Ou seja, PANCs comuns no Brasil que podemos comprar em feiras, em alguns lugares até em mercados.
Mas aqui no Sul é difícil encontrar, por isso, sempre é bom ter um vasinho em casa. Se você tem uma vanda ou cantinho que pegue sol compre uma mudinha dessas duas, e assim, tenha uma salada com ferro e cálcio sempre em casa. São plantas fáceis de cuidar.
Então, vamos a receita especial que fiz para vocês?
Arroz com linguiça, Bertália e Ora-pro-Nóbis
Ingredientes:
- 2 colheres sopa azeite de oliva
- 500g de linguicinha suína, em rodelas
- 1 colheres de sobremesa de sal (ou a gosto)
- 1 cebola grande picada
- 1/2 pimentão picado
- 1 tomate grande picado
- 2 dentes de alho picados
- 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picada
- 1 1/2 xícaras de arroz (usei o parbolizado)
- 4 1/2 xícaras de água
- 8 folhas grandes de Bertália picadas
- 8 folhas grandes de Ora-pro-Nóbis picadas
Modo de Preparo:
Refogue a linguicinha no azeite, em fogo baixo, dando umas mexidas, para não queimar ou grudar na panela, até que esteja dourada e crocante. Em seguida, acrescente então o sal, a cebola, o pimentão, o tomate, o alho, a pimenta e dê mais uma refogada, mexendo para não queimar.
Coloque o arroz e refogue por um minuto, mexendo sempre. Então, despeje a água. Misture bem todos os ingredientes e deixe cozinhar em fogo médio, em panela semi tampada por uns 20 minutos. Ou até começar a secar a água. Desligue.
Enquanto ainda está quente, acrescente a Bertália e a Ora-pro-Nóbis e misture tudo. Não coloque antes, pois murcham. Feche a tampa e deixe assim, uns 5 minutos antes de servir.
Tempo de preparo: Aproximadamente 20 minutos para cozimento do arroz. Total da receita, aproximadamente 40 minutos
Porções: 4
Dicas:
1)Se você não tiver ou não gostar de pimenta dedo de moça, substitua por 1 colher de cafezinho de pimenta do reino ou de páprica picante (ou a gosto).
2)Se não tiver a Bertália e/ou a Ora-pro-Nóbis, substitua por uma xícara de espinafre.
3)Se for usar o arroz normal, diminua um pouco a água. E se for usar o integral terá que colocar um pouco mais de água e deixar cozinhar um pouco mais, pois este tipo de arroz é mais duro.
4)MUITO IMPORTANTE – ao usar a Ora-pro-Nóbis, retire o espinho que tem na folha, onde ela se gruda no caule. Em suma, não coma o espinho que pode te machucar. E cuidado para não espetar os dedos.
Gosta de pratos com arroz? Experimente também o Arroz com linguiça tradicional, Carreteiro de Charque , ou se quiser uma receita mais rápida veja nosso Arroz com Atum cremoso.
Bom apetite! Abraços, Lilian Giulian Conzatti